Logística Reversa gera impacto positivo com os consumidores

News

Alguns setores da economia têm que, por obrigação legal, implementar e estruturar sistemas de logística reversa. Contudo esta prática também é um aspecto competitivo na indústria, pois o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente faz a logística reversa gerar impacto positivo nos consumidores.

Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de alguns produtos específicos têm que incluir essa preocupação ambiental em suas atividades. Nesta lista incluem:

  • Agrotóxicos,seus resíduos e embalagens
  • Baterias de chumbo ácido
  • Eletroeletrônicos e seus componentes
  • Embalagens de aço
  • Embalagens de óleos lubrificantes
  • Embalagens em geral 
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista
  • Medicamentos
  • Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados (Oluc)
  • Pilhas e baterias
  • Pneus inservíveis
  • Latas de Alumínio para bebidas

Na definição legal, “logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada” (Inciso XII do art. 33 da Lei Nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos). Portanto, uma iniciativa que busca o equilíbrio na produção industrial com a natureza.

Uma recente pesquisa da consultoria McKinsey & Company mostrou que 85% dos brasileiros se sentem melhores comprando produtos sustentáveis.Uma tendência que tende a crescer, visto que a consultoria também identificou que esta preocupação é maior nas duas últimas gerações (Millennials e Z), ou seja, aqueles nascidos à partir da década de 1980.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abetre), o país perde cerca de R$14 bilhões por ano com a falta de reciclagem adequada do lixo, em que muitos são descartados no meio ambiente. “Lamentavelmente, nós temos pouca evolução no aspecto da reciclagem. Os acordos setoriais da logística reversa ainda são poucos, não traduz o anseio e o desejo da sociedade brasileira. E o que é pior, os lixões continuam”, comenta Luiz Gonzaga, presidente da Abetre, em entrevista à CNN Brasil. Dos quase 80 milhões de toneladas de lixo gerados ao ano, apenas 4% são reciclados. E a reversão deste quadro depende de iniciativas de todos os setores da sociedade.

Além de reduzir o impacto ambiental, a logística reversa pode, também, reduzir custos. Uma das logísticas reversas mais conhecidas é o da Coca Cola, com as garrafas retornáveis. Ação que reutiliza as embalagens e reduz o descarte desnecessário. O McDonald’s também implementou uma política muito interessante com a reutilização do óleo utilizado na fritura dos alimentos. O caminhão que abastece as unidades também retira o óleo usado, que é encaminhado para uma empresa parceira que recicla e o transforma em biocombustível, que abastece os próprios caminhões da rede de fast food.

As parcerias são ótimas soluções para logística reversa, que pode ocorrer desde a pesquisa ao desenvolvimento e aplicação de soluções para reinserção ou descarte adequado de resíduos sólidos urbanos (RSU). O Grupo Ingenico, uma das líderes mundiais no mercado de terminais de pagamento, firmou uma parceria com a QPro que, através de pesquisas e testes, encontrou uma solução eficiente de otimização do processo de reciclagem, bem como a redução de tempo e custos logísticos.

“A QPro desenvolveu uma forma de processamento da matéria-prima fornecida pela Ingenico que resulta na elaboração de filamentos plásticos para a manufatura aditiva e entre os dispositivos produzidos em impressoras 3D”, conta Ricardo Kröger, diretor comercial da QPRO, “Nossos objetivos foram alcançados a partir da reinserção dos polímeros na cadeia produtiva Ingenico e esperamos continuar esta caminhada em direção a um futuro mais sustentável”, finaliza.

Investir em pesquisas e desenvolvimentos no setor é uma das melhores formas de encontrar soluções que preservam a natureza e otimizam custos e processos, e a QPRO tem laboratórios que desenvolvem ações inovadoras e sustentáveis. 

Se sua empresa necessita encontrar outras formas de executar ações de logística reversa, entre em contato e agende uma reunião.


Acompanhe a QPRO Innovations nas redes: